quinta-feira, 22 de abril de 2010

A MORTE COMO CONSELHEIRA...

A MORTE é um acontecimento que sempre me choca muito,e ao mesmo tempo me faz parar e refletir sobre o que eu tenho feito da minha VIDA.Essa semana morreu uma senhora que foi muito cruel comigo,e eu como fui ex funcionária do filho dessa senhora, fui ao velório para dar apoio a fámilia,fui não por ela,pq seria hipocrisia da minha parte,mais fui por amizade ao filho dela.No mesmo local do velório estavam sendo velados uns jovens que tinham sofrido um acidente de trânsito,garotos bonitos,jovens...ai eu fiquei pensando a morte é implacavel mesmo,não escolhe idade,cor,crença,situação financeira,ela simplesmente vem quando chega a hora.Mexendo aqui nas minhas coisas achei um texto que chama..."A MORTE COMO CONSELHEIRA"  faz um tempinho que eu tenho esse texto e foi milagre eu acha- lo bem nessa ocasião, eu tava um pouco angustiada e ele caiu como uma luva, intão resolvi postar alguns trechos desse texto que eu mais gosto.( O texto se não me engano é de Rubem A. Alves)

"Mas o que eu não fui, o que eu não fiz,o que nem sequer sonhei;
o que só agora vejo que deveria ter feito,
o que só agora claramente vejo que deveria ter sido
isto é que é morto para além de todos os Deuses...
Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei
Mas poderei eu levar para outro mundo o que me esqueci de sonhar???
Esses, sim, os sonhos por haver,é que são o cadáver
Enterre-os no meu coração para sempre,para todo o tempo,para todos os universos...(Alváro de Campos,Poesias, " Na noite terrivel)

Não,não a MORTE não é algo que nos espera no fim.É companheira silenciosa que fala com voz branda,sem querer nos aterrorizar,dizendo sempre a verdade e nos convidando à sabedoria de viver.
O que ela diz?? Coisas assim:

"Bonito o crepusculo,não?? Veja as cores,como são lindas e efêmeras...Não se repetirão jamais.E não há formas de segura-las.Inútil tirar uma foto. A foto será sempre a memória de algo que deixou de ser... E esta tristeza que a beleza dá?Talvez porque você seja como o crepusculo...É preciso viver o instante.Não é possivel colocar a vida numa caderneta de poupança..."

"O que é que está esperando? Como se a vida ainda não tivesse começado...Como se você estivesse à espera de algum evento que vai marcar o inicio real da sua vida: formar,casar,criar os filhos,separar da mulher ou do marido,descobrir o verdadeiro amor,ficar rico,aposentar...|Como se os seus instantes presentes fossem provisórios,preparatórios.Mas eles são a única coisa que existe..."

A branda fala da MORTE não nos aterroriza por nos falar da morte.Ela nos aterroriza por nos falar da VIDA.Na verdade, a morte nunca fala de si mesma.Ela sempre nos fala sobre aquilo que estamos fazendo com a própria vida,as perdas, os sonhos que não sonhamos,os riscos que não tomamos (por medo)os suicidios lentos que perpetramos.

Bem é issoo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário